Wabi Sabi




Nunca tinha ouvido falar em wabi sabi até há bem pouco tempo. Fiquei curiosa e fui procurar mais informações e valeu a pena. Vou explicar o conceito de wabi sabi com base no que li e entendi. Wabi sabi é um conceito de vida japonês que valoriza a passagem do tempo sobre as coisas. É a aceitação da transitoriedade e surgiu durante as cerimônias do chá, onde o menos significa mais. Tal filosofia baseia-se nos seguintes pilares:nada dura, nada é completo, nada é perfeito. Pode-se dizer que é a apreciação da arte da imperfeição. É ver beleza em algo cheio de história, marcas, arranhões, manchas, trincas. Sempre gostei de objetos com história. Em minha casa uso como centro de mesa uma tigela que foi de minha avó materna e segundo minha mãe  a tigela deve ter mais de 80 anos. Ela tem manchas e pequenas trincas e é um objeto que me traz alegria. Não cheguei a conhecer minha avó, mas em minha casa possuo um objeto que foi escolhido, tocado e usado por ela. Amo móveis de madeira de demolição. A madeira e suas imperfeições me trazem conforto e aconchego. Retomando, ainda mais interessante é o fato de os japoneses repararem os objetos quebrados preenchendo as fissuras com filetes de ouro, pois acreditam que o objeto que sofreu um dano e tem toda uma história torna-se ainda mais bonito. O wabi sabi alinha-se ao conceito de slow living, pois valoriza objetos com maior qualidade  que nos acompanharão ao longo da vida e adquirirão história. É o contentar-se com o que temos e frear os impulsos consumistas. Aplica-se a todos os âmbitos de nossa vida. Passamos a nos contentar com o que temos, a adquirir coisas de forma racional e que realmente amamos. A energia despendida entre trabalhar muito para poder consumir muito pode ser canalizada para prazeres reais, como uma viagem, cuidados com o jardim, longas caminhadas, conversas sem pressa com nossos amigos, leituras, meditação. Penso que o wabi sabi pode ser aplicado em nossas emoções também, pois qual o ser humano que não possui rachaduras dentro de si? Com o wabi sabi podemos nos perdoar e valorizar nossos erros e acertos, nos aceitar como somos, enaltecendo nossas qualidades e amando nossos defeitos...Podemos ser exatamente como somos.
Se quiser conhecer mais sobre o wabi sabi, basta acessar este link inspirador.

Comentários